terça-feira, 8 de maio de 2012

Santa Flávia Domitila 07/05/2012





 

 

 

 

No dia 7 de maio, comemoramos Santa Flávia Domitila. Eusébio da Cesaréia, no seu livro "História Eclesiástica" conta-nos que no ano quinze do governo de Domiciano (95d.C.), Flávia Domitila , sobrinha por parte de irmã de Flávio Clemente, que era então, um dos cônsules de Roma, juntamente com numerosas pessoas, foi deportada para a ilha de Ponza, por ter confessado seu amor a Cristo. E o historiador romano Cássio Díon afirma, ainda, que o imperador Domiciano "tirou a vida, com muitos outros, de Flávio Clemente, não obstante ser ele seu primo", acusados de cristãos e por não quererem adorar os deuses pagãos de Roma.

Podemos ver que o Cristianismo, pelos fins do 1º século, já havia penetrado nas famílias aristocráticas do Império Romano.

Flávia Domitila , que recebera uma educação esmerada e cultivava as virtudes cristãs católicas, foi deportada para uma ilha, onde sofreu um longo martírio, como afirma São Jerônimo, ao se referir à Flávia, por ocasião de sua viagem ao Oriente, o passar na ilha para visitar os lugares onde viveu Santa Flávia Domitila

Na ilha, longe de seus parentes e amigos, com o pensamento sempre em Deus, entregava-se à oração e à penitência. Não se sabe o local nem o dia de sua morte, mas a tradição fala nos milagres que Deus realizou por seu intermédio. A santidade é uma benção divina que é conquistada, no dia a dia, na oração, na abnegação, na contemplação de Deus e sustentada pela força da graça divina. Deus nos chama à santidade.


 

Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário