domingo, 5 de agosto de 2012

Fruto do Espírito Santo IIIº 05/08/2012





FRUTO DO ESPÍRITO SANTO III


Fidelidade, Brandura, Temperança


“São Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica, caracterizou os frutos do Espírito como os últimos e agradáveis produtos da Ação do Espírito Santo em nós. Comparando-os aos frutos que se colhe na ponta dos ramos – resultados da ação de uma seiva vigorosa, com os quais a gente se deleita.”
Nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo modela em nós como primícias da glória eterna.” (CIC 1832)
O fruto da Fidelidade: “São Tomás vê nela a qualidade sobrenatural que inclina a vontade do homem a dar ao próximo tudo o que lhe é devido, sob a forma que for. Noutras palavras, é a justiça perfeita, a justiça no seu mais pleno acabamento.”
“Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.”(Lc 16,10).
Deus espera que, como resultado do fruto da fidelidade produzido em nós pelo Espírito, administremos, de maneira sempre leal e justa, aquilo que nos foi entregue.
“Guarda-te da ira, depõe o furor, não te exasperes, (...) pois serão os mansos os que possuirão a terra, e nela gozarão de imensa paz...” (cf Sl 36, 8.11).
“A Brandura ou Mansidão de que nos fala São Paulo em Gálatas 5,23 tem precisamente por objeto dispor a nossa vontade para suportar as contrariedades com suavidade e sem irritação, isto é, sem dar mostras de impaciência e muito menos de cólera, sem deixar transparecer a menor perturbação. ‘A caridade não se irrita’ (1 Cor 13,5).”
O Fruto da Brandura, se destaca e se define melhor quando o consideramos em relação ao seu oposto: a ira. Parece natural no ser humano essa tendência de reagir às coisas que nos contrariam com um comportamento brusco e, por vezes até violento. Mas não é isso o que Jesus nos ensina: “é a mansidão e não a ira que nos proporciona a bem-aventurança de possuir a terra.”
“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!” (Mt 5,5)
“Tomai meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração, e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mt 11,29)
O fruto da Temperança é traduzido também por auto domínio ou domínio de si mesmo. “É de caráter sobrenatural, e conta necessariamente com a iluminação que a fé proporciona, uma vez que a meta final do seu cultivo não é o alcance de um ascetismo que busca a aprovação dos homens e se esgota em si mesmo, mas a integração progressiva no Corpo Místico de Cristo, pela santidade, que um dia nos proporcionará a aprovação do Senhor.”
O Catecismo da Igreja Católica (nº 1809), falando dela como virtude moral, nos diz: “é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.”
“Que o Consolador nos sustente na graça da temperança, para que não nos esqueçamos do equilíbrio diante do prazer e do triunfo, e que a serenidade não nos abandone na hora da provação e da dor.”
Quando o homem deixa atuar o Espírito Santo a sua vida transforma-se numa vida “segundo o Espírito”, numa vida sobrenatural e já não simplesmente humana, mas divina. Isto sucede sempre que o homem se encontra em graça de Deus e não se esquece desse tesouro que leva dentro de si. “Morando na tua alma em graça, o Espírito Santo – Deus contigo - vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.” ( Caminho nº 273)
“Então a alma converte-se numa árvore boa que se dá a conhecer pelos seus frutos. As ações que leva a cabo revelam a presença do Paráclito, e enquanto causam no homem um deleite espiritual, são chamadas frutos do Espírito Santo. (Suma Teológica).”

“O Pai é glorificado quando produzimos muitos frutos!” cf.Jo 15,8

Textos – Bíblia Sagrada, Edições Theologica – Braga 1990

Comunidade Cristã e Adoração – J. Lange – A. Cushing

A ação do Espírito Santo na alma – Alexis Riaud

Revistas Brasil Cristão – 2008

Música – Adorar – Ir. Maria Angélica

Imagem – Google

Formatação - Graziela



Nenhum comentário:

Postar um comentário