sexta-feira, 9 de março de 2012

São Domingos Sávio 09/03/2012




Domingos Sávio nasceu em 1842, em San Giovanni di Riva, perto de Chieri, Província de Turim – Itália.

No dia da primeira comunhão, aos sete anos, traçou o seu projeto de vida: “Confessar-me-ei freqüentemente e farei a comunhão todas as vezes que meu confessor permitir. Quero santificar os dias de festa. Os meus amigos serão Jesus e Maria. Antes morrer que pecar”.
Acolhido, aos doze anos, por D. Bosco no Oratório de Turim, pediu-lhe que o ajudasse a tornar-se santo.
Dócil, sempre sereno e alegre, punha grande empenho nos deveres de estudante e no ajudar sempre os companheiros, ensinando-lhes o catecismo, assistindo os doentes, pacificando os briguentos...
Um dia disse a um colega recém-chegado ao Oratório: “Saiba que nós aqui fazemos consistir a santidade em estarmos muito alegres”. Procuramos “somente evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração, impedindo-nos de cumprir nossos deveres com exatidão”.
Fidelíssimo ao seu programa, sustentado por intensa participação nos sacramentos, por uma filial devoção a Maria e generoso no sacrifício, foi por Deus cumulado de dons e carismas.
No dia 8 de dezembro de 1854, depois que pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição, Domingos consagrou-se a Maria e começou a avançar rapidamente na santidade.
Em 1856 fundou com os amigos a Companhia da Imaculada para fazer apostolado em grupo.
Morreu em Mondonio, no dia 9 de março de 1857. Pio XI definiu-o: “Pequeno Gigante do espírito”. Pio XII proclamou-o bem-aventurado em 1950 e santo aos 12 de junho de 1954. Ele é o patrono dos pequenos Cantores e das Mães. Aluno e filho espiritual de São João Bosco, morreu com apenas 15 anos de idade.
Seu lema de vida era "antes morrer que pecar".
É um dos patronos da juventude católica.

Fonte: Meire Micheline

Nenhum comentário:

Postar um comentário