sábado, 3 de março de 2012

2° Domingo da Quaresma Ano B 2012









Estamos vivendo o tempo quaresmal e com ele o chamado a conversão e a aproximação de nossa vida numa maior intimidade com o Senhor. Não percamos tempo vamos ao encontro do infinito na busca de amar e regozijar em Deus, afinal, “Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário”. (Sl 26, 4). E todas as coisas do mundo só terá sentido se nos levar a este fim. Foi o que aconteceu com nosso Pai Abraão. Deus lhe concedeu uma benção de ter um filho na velhice e depois pede o filho em holocausto, isto é, em uma cerimônia de adoração a Deus.

Pelo texto Abraão não questiona Deus nem argumenta simplesmente vai fazer o que Deus ordenou. Será que Abraão ouviu a voz de Deus falando em seus ouvidos? Será que Deus escreveu em uma pedra ou no céu em letras garrafais? Ou Deus falou em seu coração e Abraão acreditou que aquela voz era Deus? Certamente Deus falou no silêncio de seu coração. Aqui cabe uma pausa. Como ouvir a voz de Deus e ter a certeza que foi Ele que falou? Isso exige uma vida de comunhão, de intimidade, de muitas horas de oração para não confundir com as interferências de nossas próprias paixões que nos arrasta a buscar nossos próprios interesses e colocar na “vontade de Deus” como na maioria das vezes acontece. Abraão simplesmente “foi” para realizar o ato pedido por Deus. A maturidade espiritual de Abraão é invejável, consagrou sua vida a Deus. Deus que se revelou a Ele como o único Deus e que fora d’Ele não existia outro Deus, e Abraão acreditou. Os outros povos tinham vários deuses e para todas as necessidades, mas Abraão, não. Deus é único. E passa a adorar esse Deus e com Ele trava uma relação de amizade, se consagra e busca servi-lo antes de tudo em sua vida. Ele confia mais no Senhor que em si mesmo e sabe Deus cuida de tudo e cuida também de sua vida, então somente faz o que Deus ordena, pois sabe que Ele tudo faz para que o melhor aconteça em sua vida. Não deveria ser assim em nossas vidas? Não deveríamos consagrar a Deus e nos despojar buscando fazer tudo o que Ele deseja, ou se não sabemos o que Ele quer, não deveríamos confiar cegamente em Deus tendo a certeza que, se mesmo que adentrássemos por caminhos errados, pensando estar certo, Ele interviria em nossa vida e nos recolocaria no caminho certo? Esta não é uma possibilidade na Vida de Abraão? Pensemos que Abraão entendeu errado a voz de Deus. Deus não o colocou no caminho certo? Na verdade nós confiamos mais em nós mesmos que em Deus e na maioria das vezes seguimos a Deus por interesse do que Ele pode nos dar.
Mas é hora de mudar. Olhe a palavra de Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Ele deu seu único filho para nos mostrar Sua face, Seu amor e provar que tudo faz para nossa felicidade. E deseja transfigurar nossa vida para que o Céu seja uma realidade em nosso dia-a-dia. O Céu começa aqui. Jesus é o Reino que acontece no hoje de nossa história. Quando olhamos a vida dos santos e vemos que entravam em êxtase numa relação com Deus e experimentavam a glória, quando olhamos São Paulo que subiu ao terceiro céu. Podemos ter a certeza que isso é para ser humano e não para Anjos, afinal eles nem precisam disso, somos nós seres humanos que necessitamos subir aos Céus e experimentar as “coisas do alto”. Por isso temos que almejar, desejar, lutar. Não fazemos isso em nossa vida: profissional, social, familiar? Não buscamos atingir objetivos em nossa vida e para isso renunciamos tantas coisas? Não trabalhamos dobrado, economizamos, e inventamos forma de ganhar mais dinheiro para adquirir um bem? E existe algum bem maior que a eternidade feliz junto com o criador? E o Reino de Deus começa agora Este momento é a glória. Pare, sinta, a eternidade está acontecendo. Este momento é eterno. Viva, mas na comunhão com o Senhor. É a glória de Deus resplandecendo.
Nossa caminhada não é para chegar à glória. Mas é para que a glória chegue a nós agora. É viver a glória agora. Na verdade nós nos disfarçamos e nos enrolamos distraindo com o mundo sem perceber que o mundo passa e quando chega à velhice nem temos força de abraçar o Eterno, pois é um eterno desconhecido. E a vida acaba...
Acorde... Almeje o Céu... Busque uma relação de transfiguração com o Senhor, afinal isso é para nós humanos.
O Céu está dentro de nós. Você é a glória de Deus, resplandeça.



Antonio Com Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário