domingo, 24 de abril de 2011

Cristo Ressuscitou, Aleluia 24/04/2011



O poder do Sangue de Jesus




Temos o dia da ressurreição de Jesus como “o primeiro dia da semana”, o domingo, lembrando a primeira criação ou nova criação. Para os cristãos o domingo se tornou o primeiro de todos os dias, odia do Senhor. Foi no domingo que Maria Madalena foi ao túmulo para embalsamar o corpo de Jesus, o que não aconteceu com Ele por ter sido tirado às pressas da cruz para ser levado antes que se iniciasse osábado dos judeus. Maria Madalena representa a comunidade sem a perspectiva da fé, incapaz de assimilar a morte e acreditar na ressurreição de Jesus. Ela vê a pedra do sepulcro removida e acredita que esteja vazio.

Não entra para certificar-se da ausência de Jesus, reage como se O tivessem levado para outro lugar, e corre ao encontro de Pedro e João para contar-lhes o fato. Ela é a primeira testemunha e mensageira da ressurreição de Cristo aos apóstolos.


A presença das santas mulheres na vida de Jesus foi muito marcante. O zelo, o cuidado, a acolhida e o respeito delas para com Ele são um prenúncio da importante atuação das mulheres nas comunidades cristãs. E Maria Madalena foi uma das seguidoras de Jesus, curada por Ele. Pedro e João ao saberem do ocorrido vão com pressa e esperança ao local para certificarem-se. João, mais jovem, vai à frente, mas não entra, espera Pedro chegar e entrar na sua frente no sepulcro. Esta atitude de João demonstra que a fé de Pedro ocupa um lugar privilegiado entre os discípulos, e um gesto de amor que repete o de Jesus. Eles vêem no chão as faixas do sepultamento e o pano que envolvia a cabeça de Jesus. Se se tratasse de roubo, quem se preocuparia em tirar os panos do corpo e dobrá-los com tanto cuidado? João escreveu no Evangelho que após ver os linhos dobrados, “Ele viu e creu”, falando de si mesmo. Ele viu apenas o mínimo, mas acreditou na ressurreição de Jesus. Este é o primeiro ato de fé em Jesus ressuscitado. Deus usa sinais simples para iluminar os discípulos que estão atentos para acreditar, ouvir, aprender e praticar os ensinamentos que Jesus deixara.


Leituras Complementares: CIC 515 , 639-646, 992, 2174

CIC = Catecismo da Igreja Católica

Fonte: Internet

A vocês que seguem o nosso Blog, uma feliz Ressurreição de Cristo em vocês e suas famílias Graziela e Altair






Nenhum comentário:

Postar um comentário