segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

1ª Semana do Tempo Comum



Evangelho de Marcos 1,14-20


"O Reino de Deus está próximo"


Temos de nos interrogar sobre a verdadeira mensagem de Cristo: o que foi que Ele anunciou exatamente? O que foi que trouxe aos homens? Recordaremos que São Marcos resume a mensagem de Cristo numa simples frase: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho».«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo». Temos de ver, por detrás destas palavras, toda a história de Israel, esse pequeno povo que foi brinquedo das grandes potências deste mundo. Um povo que tinha experimentado, por assim dizer, a mão de todos os impérios que se sucederam neste setor da história; que sabia até que ponto o poder humano - nomeadamente o seu próprio poder - era incapaz de alcançar a salvação; que sabia muito bem que todos os governos humanos agem de forma humana, ou seja, de forma frequentemente medíocre e discutível. No meio desta experiência de uma história cheia de traições, de submissão, de injustiça, Israel tinha aspirado ardentemente a um reino cujo rei fosse mais do que um homem, fosse o próprio Deus, o verdadeiro Senhor do mundo e da história. Só o reino Daquele que é a Verdade e a Justiça seria capaz de trazer aos homens a salvação e o direito. E eis que o Senhor vem responder a esta secular expectativa, proclamando: completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. [...] Apercebendo-se rapidamente do hiato existente entre esta expectativa e a correspondente realização, a teologia cristã começou, com o passar do tempo, a transformar o Reino de Deus num reino do céu, situado no além. A salvação dos homens foi transformada em salvação das almas, que terá lugar, também ela, no além, depois da morte. Mas esta resposta é inadequada. Porque a grandeza da mensagem de Cristo reside precisamente no fato de Ele não ter falado apenas das almas do além, mas Se ter dirigido a todo o homem, com a sua corporalidade, a sua inserção na história e na comunidade humana, tendo prometido o Reino de Deus ao homem vivo, ao homem de carne e osso que vive no meio dos outros homens, empenhados nesta mesma história.


Comentador pelo Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]

Nenhum comentário:

Postar um comentário