segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A morte, um mistério


"A morte permanece para o homem um mistério profundo. Mistério cercado de respeito também pelos que não crêem. Ser cristão muda alguma coisa no modo de considerar e enfrentar a morte? Qual a atitude do cristão diante da pergunta sobre o sentido último da existência humana, que a morte nos põe continuamente? A resposta se encontra na profundeza da nossa fé. Para o cristão, a morte não é o resultado de uma luta trágica que se deva afrontar com frieza e cinismo. A morte do cristão segue as pegadas da morte de Cristo: um cálice amargo, porque fruto do pecado, a beber até o fim, porque é a vontade do Pai, que nos espera de braços abertos do outro lado do limiar, morte que é uma vitória com aparência de derrota; morte que é essencialmente não-morte: vida, glória, ressurreição. Como se dará tudo isso precisamente não podemos saber; não cabe ao homem medir a imensidade do dom e das promessas de Deus. A despedida dos fiéis é acompanhada da celebração eucarística, memória da morte de Jesus na cruz e penhor da sua ressurreição. O Prefácio tem um tom de humana suavidade e divina certeza: 'Nele refulge para nós a esperança da feliz ressurreição. E aos que a certeza da morte estristece, a promessa da imortalidade consola. Ó Pai, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada, e desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível'." (Texto retirado do Missal Cotidiano. Ed. Paulus)

2 comentários:

  1. Muito bom, amei. Eu ia fazer um pps mas resolvi visitar o Blog, algo me dizia que vc tinha postado alguma mensagem, gostei muito. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, amei. Eu ia fazer um pps mas resolvi visitar o Blog, algo me dizia que vc tinha postado alguma mensagem, gostei muito. Parabéns

    ResponderExcluir