quinta-feira, 12 de julho de 2012

Jesus bate à porta de nossas vidas, esperando nela fazer morada 12/07/2012








Jesus bate à porta de nossas vidas, esperando nela fazer morada


"Eu e o Pai viremos e faremos nele nossa morada". Fraqueja tua porta ao que vem, abre tua alma, alarga o íntimo de tua mente para veres as riquezas da simplicidade, os tesouros da paz, a doçura da graça. Dilata o coração, corre ao encontro do sol da eterna luz, "que ilumina a todo homem". Esta luz verdadeira brilha para todos; mas se alguém fecha as janelas, priva-se da eterna luz. Assim também Cristo é repelido se fechas a porta de teu espírito. Embora possa entrar, não quer ser importuno, não quer entrar à força: coação nenhuma!
Nascido da Virgem, saiu do seio, irradiando luz sobre o mundo inteiro, refulgindo para todos. Os que de¬sejam acolhem a claridade inextinguível que noite alguma interrompe. Pois à do sol que vemos diariamente, sucede a noite escura; mas o sol da justiça jamais se põe, porque à sabedoria não sucede a maldade.
Feliz aquele a cuja porta Cristo bate. Nossa porta é a fé, que, quando sólida, defende a casa toda. Por esta porta Cristo entra. Daí dizer a Igreja no Cântico: "A voz de meu irmão bate à porta". Escuta o que bate, escuta o que deseja entrar: "abre para mim, minha irmã esposa, minha pomba, minha perfeita, porque tenho a cabeça coberta de orvalho e meus cabelos das gotas da noite".
Observa que o Deus Verbo bate à porta principalmente quando sua cabeça está coberta de orvalho noturno. Digna-se visitar os atribulados e tentados, para que não sucumbam às amarguras. A cabeça cobra-se de orvalho e de gotas quando o corpo sofre. Importa, portanto, vigi¬ar para não ficar excluído à chegada do Esposo. Se dormes e teu co¬ração está vigilante, bate e pede ser-lhe aberta a porta.
Possuímos a porta de nossa alma, possuímos também portais sobre os quais se diz: "Levantai, príncipes, vossos portais, erguei-¬vos portas eternas e entrará o Rei da glória". Se quiseres levantar os portais de tua fé, entrará em ti o Rei da glória, trazendo a vitória de sua paixão. Tem também portas a justiça. Delas lemos o que disse o Senhor Jesus por meio de seu profeta: "Abri-me as portas da justiça".
Há quem tenha portas, há quem tenha portais. A essas portas Cristo bate, bate aos portais. Abre, então, para ele; quer entrar, quer encontrar vigilante a Esposa.



por Santo Ambrósio



Nenhum comentário:

Postar um comentário