terça-feira, 12 de junho de 2012

Santa Alice 12/06/2012






Nasceu perto de Bruxelas. no início do século XIII e demonstrou desde pequena que era dotada de inteligência e espírito precoces. Com 7 anos de idade foi acolhida na abadia beneditina feminina de Cambre, na Bélgica, onde encantou as religiosas por sua memória excepcional e por sua ardente piedade. Ainda muito jovem contraiu a inexorável lepra. Estando já segregada num mosteiro, Alice foi rigorosamente isolada do resto da comunidade, enclausurada para sempre num sótão. Esse foi o purgatório terreno da monja leprosa, cujas dores foram consoladas por companhias celestes e aliviadas por sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que ela amou ternamente muito antes da devoção ser aprovada e adotada pela Igreja. Os seus membros se escamavam sob a ação da lepra, perdendo a visão. Foi dada a unção dos enfermos em 1249 por suas condições extremas. Mesmo assim ela agonizou por um ano inteiro, completando seu purgatório na terra. O nome Alice, segundo alguns linguistas, é de origem grega e significa “marinha”; assim chamados também certos peixinhos.


Oração

Prece ao Deus dos sofridos e esquecidos

Deus, nosso Pai, por intercessão de Santa Alice, velai pelos hansenianos do Brasil e do mundo inteiro, freqüente e preconceituosamente segregados, sem os recursos mais elementares para o tratamento de sua doença. A exemplo de Santa Alice, não se deixem abater pelo sofrimento físico, que se agrava ainda mais pelo sentimento de abandono e pela indiferença da sociedade. Unidos pelo mesmo sofrimento e pela mesma fé, façam prevalecer sua dignidade de seres humanos e filhos de Deus, perante a sociedade! E com Santa Alice possam exclamar: Coração de Jesus, Filho do Pai eterno, tende piedade de nós. Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, tende piedade de nós! Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós!

Santa que hoje comemoramos, além de Adelaide e Alice, é também chamada Aleida ou Alida, e é talvez a mais comovente das três figuras femininas que trazem este nome. A sua santidade foi de fato, paga a preço de longa e terrível doença e uma das mais temidas e temíveis da Idade Média, que condenava todos os que eram atacados por ela a verdadeira morte civil, além da lenta morte física: a lepra.

Mas na hagiografia cristã, Alice é conhecida com o nome germânico de Adelaide.



Santa Alice morreu em 11 de Junho de 1250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário