sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora 08/09




Acredita-se geralmente que a data de 08 de setembro foi escolhido para celebrar a Natividade de Maria desde o ano civil começou em Constantinopla em 01 de setembro. Estudiosos acreditam que essa data foi escolhida porque era o símbolo que o "início" da obra da salvação deve ser comemorado próximo ao início do novo ano. Solenidade da Imaculada Conceição de Maria foi posteriormente fixado em 08 de dezembro, nove meses antes.
Neste dia de festa foi introduzida em Roma a partir da Igreja do Oriente no século sétimo. O sírio-siciliano Papa São Sérgio I, que reinou de 687-701, prescrito uma ladainha e procissão parte da celebração litúrgica deste dia de festa. Pascásio Radberto (d.860) escreveu que esta festa da Natividade de Maria estava sendo pregada por toda a igreja universal e tornou-se um dia santo de obrigação para o oeste pelo 1007 anos.
O tema principal retratado na celebração litúrgica deste dia de festa é que o mundo tinha sido na escuridão do pecado e com a chegada de Maria começa um vislumbre de luz. Que a luz que aparece no momento do nascimento de Maria Santíssima preannounces a chegada de Cristo, a Luz do Mundo. Seu nascimento é o começo de um mundo melhor: "Origo melioris mundi". A antífona do Cântico de Zacarias na Oração da Manhã expressou estes sentimentos da seguinte maneira: "O seu nascimento, ó Virgem Mãe de Deus, proclama a alegria ao mundo inteiro, porque de ti nasceu o Sol glorioso da Justiça, Cristo nosso Deus, Ele libertou-nos da maldição de velhice e nos encheu de santidade, ele destruiu a morte e nos deu a vida eterna ".
A segunda leitura do Ofício das Leituras é tirado de um dos quatro sermões escritos por Santo André de Creta (660-740), em Natividade de Maria. Ele também usou a imagem de luz: "... Este radiante e manifesta vinda de Deus para os homens precisavam de um prelúdio alegre para introduzir o grande dom da salvação para nós ... os rendimentos Trevas antes da vinda da luz."
Um tema secundário de alegria também aparece em toda a celebração litúrgica. A antífona de entrada da Missa afirma: "Vamos celebrar com o coração alegre o nascimento da Virgem Maria, da qual nasceu o Sol da Justiça, Cristo nosso Senhor." É com estes dois temas de tanto a abordagem de luz e alegria que os sentidos fiel felicidade o grande e caráter festivo nesta festa bonita de aniversário de Maria.

Nota: Fr. Matthew Mauriello é o Administrador de Nossa Senhora de Montserrat Igreja em Stamford, CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário