segunda-feira, 19 de abril de 2010

3º Domingo da Páscoa 18/04/2010


Comentário do Evangelho de São João 21, 1-19 (João Paulo II)


«Tu amas-Me?»


«Tu amas? [...] Tu amas-Me? [...]» Pedro havia de caminhar para sempre, até ao fim da sua vida, acompanhado por esta tripla pergunta: «Tu amas-Me?» E mediu todas as suas atividades de acordo com a resposta que então deu. Quando foi convocado perante o Sinédrio. Quando foi metido na prisão em Jerusalém, prisão donde não devia sair, e da qual contudo saiu. E [...] em Antioquia, e depois ainda mais longe, de Antioquia para Roma. E quando, em Roma, perseverou até ao fim dos seus dias, conheceu a força das palavras segundo as quais um Outro o conduziu para onde ele não queria. E sabia também que, graças à força dessas palavras, a Igreja «era assídua ao ensino dos apóstolos e à união fraterna, à fração do pão e à oração» e que «o Senhor adicionava diariamente à comunidade os que seriam salvos» (Act 2, 42.48). [...]Pedro não pode nunca desligar-se desta pergunta: «Tu amas-Me?» Leva-a consigo para onde quer que vá. Leva-a através dos séculos, através das gerações. Para o meio de novos povos e de novas nações. Para o meio de línguas e de raças sempre novas. Leva-a sozinho, e contudo já não está só. Outros a levam com ele. [...] Houve e há muitos homens e mulheres que souberam e que sabem ainda hoje que as suas vidas têm valor e sentido exclusivamente na medida em que são é uma resposta a esta mesma pergunta: «Tu amas? Tu amas-Me?» Eles deram e dão a sua resposta de maneira total e perfeita – uma resposta heróica –, ou então de maneira comum, banal. Mas, em qualquer dos casos, sabem que a sua vida, que a vida humana em geral, tem valor e sentido graças a esta pergunta: «Tu amas?» É somente graças a esta pergunta que vale a pena viver.

Um comentário:

  1. Parabéns por mais esta iniciativa! Recebo por e-mail suas mensagens em pps toda sexta.Obrigada!
    Também resolvi me aventurar nesse mundo virtual e montei um blog: "Perseverando na Fe" no endereço http://blogdallullu.blogspot.com/. Na verdade já criei tês blogs. Esse que te passei é dedicado aos cristãos católicos.
    Tenho um de receitas culinárias:http://receitasdamamae-lu.blogspot.com/
    e um outro que vou 'pendurando" coisinhas.
    Gostaria que me visitasse também e tornasse uma seguidora. Será uma honra para mim. Beijos. Fiquem na Paz do Senhor e no Amor de Maria. Lurdinha.

    ResponderExcluir