quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lectio Divina - Leitura Orante


O nosso vigário, Pe. José Wellington, está ministrando para alguns paroquianos a Lectio Divina, neste mês da Biblia. Qual não foi minha surpresa quando recebi um email que fala do mesmo assunto escrita por Dom Odilo Scherer. Experimentem esta maneira de orar. É maravilhosa!!!
“É um método simples e acessível a todos, mesmo às pessoas mais simples”, que “propõe a leitura e a acolhida da Palavra de Deus num contexto de oração, como é recomendado, justamente, pela Igreja.”Ao recomendar este exercício em grupos ou individualmente, o arcebispo (hoje Cardeal) explicou os passos previstos neste método. Primeiro se faz “a leitura (lectio) de um trecho da Bíblia, previamente escolhido; neste primeiro momento, procuramos compreender o texto, como ele se apresenta, sem a pretensão de ir logo tirando mensagens e conclusões”. Em seguida há “a meditação (meditatio) sobre o texto, respondendo a esta pergunta: o que Deus diz para mim, ou para nós, através desse texto? Agora, sim, procuramos ouvir Deus a nos falar e acolhemos sua voz”. Depois vem “a oração (oratio). Neste terceiro passo, respondemos à pergunta: o que o texto me faz dizer a Deus?”“Lembremos sempre que a boa leitura bíblica acontece só no diálogo da fé: Deus fala, nós ouvimos e acolhemos, e também respondemos a Deus e lhe falamos”, indica. O texto “pode suscitar vários tipos de oração: louvor, a profissão de fé, a ação de graças, a adoração, o pedido de perdão e de ajuda”. O quarto passo da leitura orante é “a contemplação (contemplatio)”. Neste momento, “nos ‘demoramos na Palavra’ e aprofundamos a compreensão do mistério de Deus e do seu desígnio de amor e salvação; ao mesmo tempo, nos dispomos a acolher em nossa vida concreta aquilo que a Palavra nos ensina, renovando nossos bons propósitos e a obediência da fé”. Dom Odilo afirma que a experiência diz que não é difícil praticar a lectio divina. “É só começar, aprende-se praticando. A preciosidade da Palavra de Deus, de resto, e sua importância para a vida cristã bem valem algum esforço de nossa parte”, afirma.

3 comentários:

  1. eu achei essa ideia de dom odilo otima pois nos incentiva mais a ler a palavra de DEus
    esta e a minha opiniao
    obrigada
    fiquem na Paz de Jesus e com Amor de Maria

    ResponderExcluir
  2. Lectio Divina:
    - Está muito comprensivel a explicação de Dom
    Odilo, e de facto nos dá mais força e Amor
    para lermos a Biblia, e não há muita explicação
    sobre a Lectio Divina - Obrigada DEUS as Abençõe por tão belo trabalho e com tanto amor

    ResponderExcluir
  3. Graziela e Altair, Deus abençõe voces por este lindo trabalho de evanglização.

    Conceição.

    ResponderExcluir